26 de set. de 2010

Disputa

Brejo dos Santos e Alexandria disputam posse do distrito de Olho D’aguinha

O distrito de Olho D”aguinha é alvo de uma verdadeira disputa pelo seu comando pelos municípios de Brejo dos Santos e Alexandria-RN. O distrito que fica na fronteira dos dois estados, desde a emancipação de Brejo dos Santos, há mais de 45 anos é administrado pela prefeitura da cidade paraibana.

Desde o censo de 2007, quando os pesquisadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) utilizaram o equipamento GPS (Global Positioning System), descobriu-se que a localidade rural fazia parte do território potiguar e conseqüentemente do município de Alexandria. Naquela ano, a população do distrito foi somada com a de Alexandria.

O problema é que todos os investimentos em educação, saúde, eletrificação, estrada, abastecimento d’água e assistência social foram realizados pelo estado paraibano e a prefeitura de Brejo dos Santos durante esses anos (45).

Agora o município vizinho de Alexandria ensaia querer a incorporação do território e da população ao seu de forma definitiva, alegando que desde 2009, o município potiguar passou do coeficiente 0.8 para 1.0 e caso a população de Olho D’aguinha deixe de ser contabilizada para o município requerente, a prefeitura terá prejuízo na arrecadação em cerca de 200 mil reais por ano.

Percebe-se, no entanto que o interesse em administrar a localidade de Olho D’aguinha por parte de Alexandria, trata-se apenas de um jogo de interesse financeiro e não de assistência a população, até conversas com proposta escusas já foram ouvidas nos bastidores, tudo para ter a população de Olho D’aguinha contabilizada para a cidade oestana do Rio Grande do Norte.

Outro problema é que a população se recusa a prestar qualquer tipo de informação aos recenseadores de Alexandria, uma decisão tomada por cada morador da localidade rural e não por instrução de qualquer agente político de Brejo dos Santos, como afirmou um site de Alexandria.

A população se reuniu em assembléia e resolveu a questão, até uma nota foi divulgada e faixas foram feitas com os dizeres: “Olho D’aguinha é Paraíba e Brejo dos Santos é nossa terra”.

A imprensa e os políticos de Alexandria também fazem uma estimativa errada da população do distrito, segundo o vereador Jedier Alves Texeira (Diel) que representa político da localidade, Olho D’aguinha possui cerca de 500 pessoas e não 900 como dizem os interessados potiguares.

Assim, mesmo as autoridades de Alexandria utilizando-se do bom senso abram mão da disputa, a cidade potiguar não terá nenhum prejuízo, pois de acordo com o censo de 2007, a população daquela cidade é de 14.151 já somada com a do Olho D’aguinha, com a renúncia, o município ainda somaria 13.651 pessoas, portanto permaneceria com o coeficiente 1.0 do FPM (Fundo de Participação dos Município).

Ontem, representantes do município de Alexandria, Brejo dos Santos e do IBGE de João Pessoa, concordaram resolver em parte o impasse, ficou acertado que a população será sim recenseada, mas por pesquisadores de Brejo dos Santos, como deseja a população local.

Resta agora, a resolução total do problema ou no campo do consenso e ai apela-se para o bom senso dos alexandrienses ou no campo jurídico, afinal de contas, Brejo dos Santos não deverá abrir mãos de seus filhos do Olho D’aguinha de maneira covarde.

Fonte: Edivan Veras da redação
IN1

Divulgue isto:
Bookmark and Share

0 comentários:

 

Mais vistas da Semana

Site Info

Text

Catolé do Rocha - Pb Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template